quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

TRABALHO FINAL

Postado por Rafa Salomão às 17:33
UNIVERIDADE DE BRASÍLIA
História das Artes Visuais I



PALEOLÍTICO, NEOLÍTICO, EGITO E MESOPOTÂMIA






Arte Paleolítica – O início. A idade da pedra lascada. É interessante ver os achados dessa época, quando começaram a criar os primeiros utilitários a partir de necessidades diária. Como dá pra ver na imagem, são pedras em lascas onde um lado é mais fino e pontiagudo, já o outro é arredondado, sendo o lugar para encaixe das mãos.


Arte Neolítica – O homem muda seus hábitos, deixando de ser nômade e passando a ser sedentário. Há uma mudança na alimentação, na relação com os fenômenos naturais, o clima e as outras pessoas. Já havia a dominação do fogo, então utensílios como o da foto passam a existir em abundância. As peças eram decoradas com motivos geométricos, o que mostra uma atenção não só para a utilidade, mas também para estética e sofisticação. Esse é uma peça que representa muito bem isso,vemos a rusticidade das técnicas ainda muito primitivas, e um detalhes simples para embelezar a peça.


 
Arte Egípcia – A arte egípcia possuía temas mais puxados pro “além-vida”, os egípcios creditavam na vida após a morte, o que justifica as grandes criações para guardar os mortos.


 Mesopotâmia – Esse cilindro, feito de alguma pedra azul é como se fosse um carimbo para cerâmica. Muito bem pensado isso. Os motivos eram entalhados na pedra e depois pressionados sobre barro ou argila.

ARTE GREGA E ARTE ROMANA


Arte Grega – Optei por essa peça pela quantidade de informações que se tem dela. Os detalhes como a espessura do vaso, coisa que não é qualquer um que para para reparar, coisa que não se acha fácil em uma pesquisa.

 
Arte Romana – Seguindo ainda pela mesma a idéia, temos as cerâmicas romanas. Nessa foto os objetos são bem rústicos, o que percebe-se que são realmente bem antigos. E esses que estão na foto exatamente, eram usados para óleo e vinho. Os mais largos e ao fundo da imagem comportavam óleo e os mais finos, à frente da imagem, eram usados para carregar vinho. O fundo é bem afunilado para resistir melhor, caso houvesse alguma queda, e quando precisasse deixar em algum lugar, eram usados suportes, como sem fossem pés ao redor.

 
BIZÂNCIO, ARTE CRISTÃ, ROMÂNICA E GÓTICA



Nessa fase as técnicas já são muito mais apuradas e ricas, não só nos detalhes, mas também nos elementos que compõem esses detalhes. A igreja era muito rica, uma das poucas que tinham condições de estar solicitando trabalhos de grandes artistas. Os cálices, símbolos do cristianismo, são de ouro e pedras preciosas, no caso da segunda imagem, temos realmente muitas pedras, que se assemelham com diamantes.


RENASCIMENTO



BARROCO


ROCOCÓ E NEOCLÁSSICO


O Rococó é maravilhoso. Descobri durante essa disciplina ser meu estilo favorito. Tudo muito bonito, harmonioso, muita pompa, tudo muito grandioso e detalhista. Como no vaso da foto onde não se poupa detalhes, e há ainda uma ilustração das pessoas da época: as mulheres com vestidos grandiosos e majestosos, e os homens não são diferente no uso de tecidos nobres e ótimos acabamentos.


CONCLUSÃO 


Usei como tema jarros, cálices e vasos... objetos de formas arredondadas, usados no geral para armazenamento de líquidos, salvo no estilo paleolítico onde não havia técnicas suficientes para tal, inclui as pedras mais para ilustrar e dar efeito comparativo, como é que tudo começou. Eram objetos de uso cotidiano de cada época, e é interessante ver como o objeto muda de acordo com a época e estilo em que está inserido.


A escolha das imagens aconteceu da mesma forma com todas. Decidido o tema, procurei pelos quais representassem melhor seu estilo. Outra quesito que contou muito na escolha também foram as informações, procurei por peças que possuiam o máximo de informação, o que realmente foi bem difícil de encontrar. A questão de que não se sabe o autor de quase nenhuma das obras merece destaque. Como são elementos para o cotidiano, não houve essa preocupação para com o artista autor da obra, então a maioria das obras se apresentam com autor desconhecido.


Obsevando as imagens dá pra perceber o quanto há a preocupação com a estética, desde os primórdios, já havia isso. Com o tempo e aprimoramento das técnicas, isso foi apenas aumentando, por mais que não fosse um objeto de exposição. Os acontecimentos da época são depositados sobre a composição, como quando ela começou a acontecer, com o Neolítico, houve a necessidade com a mudança de vida do homem, a nova forma de alimentação. No caso, durante o cristianismo a igreja exercia o maior poder, o que resultava em obras muito nobres. Então cada peça se forma de acordo com a época em que está inserida, com os acontecimentos que circundam o artista.

0 comentários:

Postar um comentário

 

Rafaela Salomão - Primavera do Leste - MT Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos